Translate

5 de março de 2013

Instituto Baccarelli lembra Dia Nacional da Música Clássica com peça teatral



Ao longo dessa semana, dez alunos do Instituto apresentam peça sobre Villa-Lobos para as turmas de musicalização e Corais

Nossos artistas e algumas das crianças que assistiram a uma das apresentações desta terça-feira (05/03)


Em 2005, a editora VivaMúsica! começava um movimento para criar um dia para homenagear a música clássica no Brasil. O ponto de partida foi fazer uma consulta nacional entre profissionais da música, além do público do Rio de Janeiro, para escolher a data comemorativa. A votação, que foi feita por e-mails, cartas e telefonemas, elegeu o dia 5 de março – dia do nascimento de um dos maiores compositores brasileiros da história, Heitor Villa-Lobos.

Foi necessário um longo processo e empenho por parte da VivaMúsica! até que a data fosse oficializada pelo Governo Federal. Deu certo. Em janeiro de 2009, o então presidente Lula assinou decreto instituindo o Dia Nacional da Música Clássica.

Sete dos nossos artistas em cena!
O Instituto Baccarelli também presta a sua homenagem à data!

Dez alunos de um dos grupos de Coral da Gente prepararam uma peça que conta a história da vida do compositor, e a apresentam durante toda a semana para as turmas de musicalização e demais Corais do Instituto Baccarelli. O roteiro foi escrito pela musicista Thais Plastina, contrabaixista da Orquestra Sinfônica Heliópolis, formada em artes, que também dá aula de teoria no Instituto.

Nathan, Beatriz, Kaíque, Lucas, Ricardo, Michaele, Jéssica, Amanda, Átila (atores) e Sâmela (piano), receberam a missão de ensaiar a peça apenas uma semana antes da data das apresentações. O resultado: eles não só decoraram todas as falas e se revesaram nos papéis, como adaptaram o roteiro de improviso, de acordo com a faixa-etária de cada grupo que os assiste.

No final de cada apresentação, nossos músicos (e atores!) abriram espaço para perguntas sobre a vida de Villa-Lobos. No final de uma das apresentações desta terça-feira, para uma turma da professora Joana, um momento emocionante: ao som do piano tocado por Sâmela, artistas e público cantaram juntos um trecho de "O Trenzinho do Caipira", composição de Heitor Villa Lobos e parte integrante da peça Bachianas Brasileiras nº 2.

Apresentação para a turma de Coral da professora Joana nesta terça-feira (05/03)









Um comentário:

  1. PARABÉNS A TODOS OS JOVENS,QUE SE DEDICAM A ARTE
    AO INVÉS DE ESTAR NAS RUAS ESTÃO APROVEITANDO E DISTRIBUINDO DE CERTA FORMA DE UMA CULTURA , GRATUITA DO INSTITUTO PARABÉNS ,VOCES REALMENTE SÃO O FUTURO DESSE PAÍS CONTINUEM ASSIM !!!!
    SENDO ESTE EXEMPLO,PARA OS MAIS JOVENS QUE VOS ASSISTIRAM


    CRISTIANE E RICARDO BISCEGLIE

    ResponderExcluir