Translate

Orquestra Sinfônica Heliópolis

Foto: Marcos Bizzotto


A Sinfônica Heliópolis promove prática orquestral refinada e conhecimento de repertório sinfônico a alunos avançados do Instituto Baccarelli, oriundos da comunidade e de outras regiões do país. Isaac Karabtchevsky, renomado maestro brasileiro, é diretor artístico e regente titular da orquestra, que tem Zubin Mehta como patrono.

Atualmente com 86 músicos, a orquestra já foi regida por maestros internacionais como Peter Gülke, Yutaka Sado e Zubin Mehta; tocou ao lado de grandes solistas eruditos, como Julian Rachlin, Erik Schumann, Leonard Elschenbroich, Shlomo Mintz, Arnaldo Cohen, Jean Louis Steuerman, Daniel Guedes e artistas populares, como João Bosco, Toquinho, Luiz Melodia e Paula Lima.

Nos últimos anos, a qualidade e o sucesso alcançados pela Sinfônica Heliópolis têm despertado crescente interesse de músicos e empreendedores do meio musical para o trabalho do Instituto Baccarelli. Esse respaldo tem culminado em visitas ilustres ao Instituto. Em 2012, por exemplo, o maestro britânico Frank Shipway presenciou aulas e ensaios de corais, aulas de instrumento e conduziu parte do ensaio da Sinfônica Heliópolis; além dele, o dinamarquês Thomas Dausgaard regeu um ensaio da Sinfônica Heliópolis. Ambos os maestros estavam em São Paulo para participar da temporada 2012 da principal orquestra do país, a OSESP, que organizou as visitas ao Instituto Baccarelli. O diretor artístico da OSESP, Arthur Nestrovski, acompanhou Dausgaard pessoalmente durante a visita.

Também em 2012, a regente titular e diretora musical da OSESP, Marin Alsop,  esteve no Instituto e assistiu apresentações de musicalização infantil, do Coral da Gente e da Sinfônica Heliópolis e regeu os corais e a orquestra.

Além disso, a orquestra acumulou grandes experiências em importantes palcos, como Sala São Paulo; Theatros Municipais de São Paulo e do Rio de Janeiro; Gasteig (Alemanha) e Muziekgebouw (Holanda); e participou de importantes eventos, como o Festival Beethoven, em Bonn – cidade natal do compositor; o concerto para o Papa Bento XVI, na Catedral da Sé; e o Rock In Rio, com Mike Patton.

Nenhum comentário:

Postar um comentário